<$BlogRSDUrl$>
Huamor Lésbico
"Que o humor nos permita encarar com leveza o nosso amor!"

PALESTRAS EM LISBOA E COIMBRA DO PROF.DR. LUIZ MOTT

terça-feira, janeiro 31, 2006
PALESTRAS DO PROF.DR. LUIZ MOTT, da Universidade Federal da Bahia e Fundador do Grupo Gay da Bahia, Brasil



1. 18/2, 6ª feira, 18hs, na ILGA-PORTUGAL, Rua de São Lázaro, Lisboa, Martins Muniz - "O MOVIMENTO HOMOSSEXUAL NO BRASIL"



2. 21/2, 3ª feira, 17hs, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Núcleo de Estudos de Democracia, Cidadania Multicultural e Participação, Colégio de São Jerônimo: "A INQUISIÇÃO PORTUGUESA E A REPRESSÃO À HOMOSSEXUALIDADE"



3. 24/2, 6ª feira, 18hs, no ISCTE, Instituto Superior da Ciência do Trabalho e Empresa (Av. Aníbal Bettencourt, ISCTE Edf. II. - Lisboa), "PODER INQUISITORIAL E REPRESSÃO AO NEFANDO PECADO DE SODOMIA NO MUNDO LUSO-BRASILEIRO"



Luiz Mott, formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado em Etnologia na Sorbonne, Paris; Doutorado em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Titular de Antropologia da Universidade Federal da Bahia, Brasil.Decano do Movimento Homossexual Brasileiro; fundador do Grupo Gay da Bahia e do Centro Baiano Anti-AIDS. Especialista nos estudos sobre a Etno-História da Inquisição Portuguesa e repressão à Homossexualidade.Principais livros: O Sexo Proibido; O Lesbianismo no Brasil; Gays, Virgens e Escravos nas garras da Inquisição; Rosa Egipcíaca: Uma santa africana no Brasil; Violação dos Direitos Humanos dos Homossexuais no Brasil; Causa-Mortis: Homofobia.



Resumo: "A INQUISIÇÃO PORTUGUESA E A REPRESSÃO À HOMOSSEXUALIDADE NO MUNDO LUSO-BRASILEIRO" (Palestra no CES, Coimbra)Depois dos Cristãos-Novos, os "sodomitas" foram as principais vítimas da Inquisição Portuguesa (1536-1821), e o "abominável crime nefando", considerado "o mais torpe, sujo e desonesto pecado", punido com o mesmo rigor das heresias, do regicídio e da traição nacional. O lesbianismo, "sodomia faeminarum" foi descriminalizado pelo Santo Ofício nos meados do século XVII, embora continuasse perseguido pela Justiça Real. Mais de quatro mil portugueses e colonos daquém e dalém mar foram denunciados, aproximadamente 500 presos, 30 queimados. O Tribunal da Inquisição criou e alimentou no mundo luso-afro-indo-brasileiro um clima de terror e denuncismo contra os amantes do mesmo sexo, fazendo das próprias famílias, agentes da repressão, na medida em que os que acobertassem os praticantes do "mau pecado" também podiam ser punidos e por sete gerações, os descendentes e colaterais dos condenados por sodomia ficavam inabilitados para o exercício de cargos públicos. Para sobreviver nesta sociedade extremamente homofóbica, e pour cause, os "fanchonos" e "somítigos" criaram uma "cripto-subcultura gay", que incluía códigos secretos de disfarce, linguajar cifrado e espaços reservados de socialização e encontros homoeróticos.



Resumo: PODER INQUISITORIAL E REPRESSÃO AO NEFANDO PECADO DE SODOMIA NO MUNDO LUSO-BRASILEIRO (Palestra no Iscte, Lisboa)



Nos 285 anos de funcionamento da Inquisição Portuguesa, entre 1536-1821,mais de quatro mil sodomitas de Portugal, Brasil, África e Índia foram denunciados aos tribunais de Lisboa, Coimbra e Évora, dos quais aproximadamente 450 foram efetivamente presos e processados, 30 dos quais terminaram seus dias queimados nos Autos de Fé. Depois dos cristãos-novos, os sodomitas foram o grupo mais perseguido pelo Santo Ofício Português, sendo proporcionalmente castigados com maior rigor do que os demais heterodoxos em matéria de fé e moral sexual. Neste ensaio, baseado notadamente em documentos do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Lisboa), abordamos dois temas principais: 1] a manifestação do poder inquisitorial na perseguição aos sodomitas refletido no imaginário coletivo dos portugueses daquém e dalém mar, através dos mitos estigmatizadores identificando-se a homossexualidade como provocadora da ira divina e apontando os estrangeiros, sobretudo os mouros, italianos e povos oriundos das novas conquistas, como responsáveis pela disseminação do "mau pecado" em Portugal; 2] o poder de polícia exercido pelo Santo Ofício vis a vis os praticantes do abominável e nefando de sodomia, estabelecendo através da pedagogia do medo, eficientes mecanismos de delações e procedimentos intimidatórios contra esta minoria sexual.



LUIZ MOTT
Doutor em Antropologia, UFBA
Comendador da Ordem do Rio Branco



www.luizmott.cjb.net



www.ggb.org.br



Fone: 71-3328.3782 - 9128.9993


Cx.Postal 2552 - 40022.260, Salvador, Bahia


Per scientiam ad justitiam et felicitatem.


Fumar mata!

segunda-feira, janeiro 30, 2006
Tenham cuidado quando fumarem da próxima vez!


Clitóris meeting

quarta-feira, janeiro 25, 2006
Dois clitóris encontram-se, e um diz para o outro;

- Disseram-me que tens problemas de frigidez.

- Que nada! São só as más línguas!


It´s a Lesbian

domingo, janeiro 15, 2006


Sou Camionista!

sábado, janeiro 07, 2006
...........!""""""""""""""""""""""""!\!_
...........!*Sou camionista*!!!"!""\___
...........!_______________ _ !!!_!___!)
...........!(@)'(@)""""**!(@)(@)***!(@)''


Jogo para exercitar a memória

quinta-feira, janeiro 05, 2006
Jogo para exercitar a memória

Devemos exercitar o mais possível o nosso cérebro, de modo, a estimular a nossa actividade mental. E isto, deve ser feito, ao longo de toda a vida.

Exercita-te Aqui!!


Imagine Me and You

segunda-feira, janeiro 02, 2006
A história de uma rapariga que se apaixona no dia do seu casamento...

Imagine Me and You Trailer


Feliz Ano Novo!

domingo, janeiro 01, 2006
O Huamor deseja a todas um óptimo ano de 2006.



Feliz Ano Novo!